Testemunhos




Meu nome é Alcimara Pereira Rodrigues. Tenho 35 anos. Nasci em Piraí, estado do Rio de Janeiro, cidade vizinha daqui de Mendes, onde moro atualmente.
Para mim, é uma imensa alegria partilhar um pouco da minha experiência com o Foyer e Marthe.
Como disse, eu morava em Piraí, uns 35 Km deste Foyer.
 Tudo começou quando, um amigo, muito próximo, que me acompanhava no meu discernimento vocacional, falou-me de Marthe, deu-me o Livro “A Cruz e a Alegria” e me convidou para fazer um retiro no Foyer.
Eu já sentia, há uns 3 anos, um chamado para ser toda de Jesus, para viver uma vida de total entrega a serviço do Evangelho, mas não sabia onde. Também, a  situação mais difícil para mim era deixar a minha família que tanto amo, pois sempre fomos muito unidos.
Porém, andava com o coração muito angustiado e desejoso de encontrar a vontade de Deus para mim. Nada no mundo mais me satisfazia, nem o meu trabalho, nem os estudos que tanto amava.
Foi quando chegou o Livro de Marthe em minhas mãos. Fui levada a começar a lê-lo e não mais larguei. Todo aquele mistério que Marthe viveu envolveu o meu coração, e me encheu de Luz e sentido. Meu coração queimava e o que mais me atraía era ver quanto amor Marthe tinha por Jesus e Maria, a ponto de fazer uma entrega total de si mesma. E esta frase definitivamente me marcou “É preciso dar tudo a Deus.”
Logo após,  fiz um retiro no Foyer, precisamente em Julho de 2000.  Voltando para casa, conheci a Toca de Assis e decidi fazer experiência com eles, pois eu já trabalhava diretamente com os pobres e sentia que este era o meu carisma. Lá permaneci durante 11 anos e fui muito feliz. Foi uma caminhada prodigiosa, onde cresci muito espiritualmente e tive lindas experiências com os pobres e na vida de intimidade com Deus.
Em Julho de 2011, o meu pai veio a falecer, e pedi uma licença de 6 meses para cuidar da minha mãe. Encontrei-me num momento muito difícil, longe da Toca e sem saber onde encontrar ajuda. Foi quando num momento de muita angústia, lembrei-me do Foyer, que tinha sido reaberto a pouco tempo atrás.
Então encontrei o Pe. Bernard e as irmãs (leigas consagradas) que aqui moram e que me acolheram muito bem. Senti-me realmente em família, na Família de Deus. E aqui , durante estes 6 meses, fui acolhida por Deus, e sustentada por Ele, através da vida fraterna, da oração comunitária e do acompanhamento espiritual do sacerdote.
Amparada por Deus e Nossa Senhora,  fui levada a me entregar ainda mais na vida de oração neste tempo e aí recebi muitas graças através da intercessão de  Marthe. Ela tornou para mim uma amiga fiel.
 Caminhando com esta família, fui me sentindo cada vez mais atraída por esta linda missão tão profundamente relacionada com a Nova Evangelização que tanto o nosso amado Papa tem falado e descobri que “os mais pobres dos pobres”, hoje são “aqueles que não têm fé”. Como não perceber tudo o que Deus estava falando comigo? Como ser indiferente? Percebi aí, um novo chamamento em minha vida. Deus estava me levando a dar mais um passo na minha vocação. Então pedi com a minha superiora na Toca de Assis, a liberação para fazer esta experiência no Foyer, e ela me disse, “sim, o importante para você é ser dócil ao Espírito Santo e fazer a vontade de Deus onde Ele te chama a seguí-lo”.
Hoje, estou e sou muito feliz neste novo tempo na minha vida. Estou vivendo como leiga consagrada dentro do seio de uma família que vive uma entrega total de amor pela Fé e pelo Evangelho. E o mais impressionante é que quando estamos onde Deus realmente nos quer somos plenamente felizes. Tudo se encaixa, tudo se harmoniza, tudo se integra. 
Aqui no Foyer, sinto-me realmente, na Família de Deus sobre a terra. Experimento, a cada dia, a presença marcante de Nossa Senhora, e a presença tão doce, humana e divina de Jesus que sou levada a contemplar nos irmão e em cada situação.  Não tenho mais como descrever, só me basta viver. Viver de Amor, viver amando.